NovAmérica

Projeto de Manejo de Palha é destaque do Programa de Verticalização da Produção

Por Comunicação NovAmérica - 03 Jul 2018

Projeto de Manejo de Palha é destaque do Programa de Verticalização da Produção

Na NovAmérica, estamos sempre buscando por práticas que visam a redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade, pois há um declínio progressivo da produção da cana-de-açúcar a partir da primeira soca que, após alguns anos, resulta na necessidade de renovação do canavial. O manejo das soqueiras é um fator primordial para a manutenção de altas produtividades e maior longevidade ao canavial.

A grande quantidade de palha sobre a área de cultivo pode dificultar a rebrota da cana, devido à baixa radiação solar que a soqueira recebe com a camada de palha, principalmente nos períodos secos e frios; e a retirada da mesma diminui o ataque das cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), pois com a sua retirada, a radiação solar penetra no solo, matando os ovos da praga.

O projeto de manejo de palha, que faz parte do Programa de Verticalização da Produção da Companhia, tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento dos canaviais onde serão realizados os diferentes manejos da palha que está sobre a linha da cana nas áreas colhidas, com menor prazo de dias após a colheita, visando maior crescimento da cultura, com isso maior produtividade por hectare.

Até o momento foram realizados alguns estudos sobre o período ideal de desenleiramento, onde enxergamos que os maiores ganhos de rebrota acontecem nos períodos mais secos e frios do ano, mas os ganhos acontecem em todas as épocas do ano.

"Realizamos a avaliação técnica dos implementos e definição das modificações necessárias para os equipamentos operarem com o máximo de qualidade. Em seguida, foram alinhados os tratores na lavoura para iniciar as operações conforme andamento da colheita mecanizada", disse o Supervisor de Operações Agrícolas, Fabricio Mariano de Paula.

"Temos como próximos passos, realizar a instalação do piloto automático nos equipamentos de manejo da palha, e também realizar testes comparativos de produtividade e custos entre os métodos de enleiramento e desenleiramento nas variedades SP83-2847, RB867515 e CTC 9001 em 2 épocas", explicou o Supervisor.

Com a conclusão do trabalho, devemos atingir em torno de 7.500 hectares de soqueira enleirada e escarificada, 10.500 hectares de soqueira desenleirada e cultivada, em um total de 28.175 hectares, restando 10.175 há que serão feitos de forma convencional, isso representa 63,89% da soqueira a ser tratada nesta safra, mas o nosso objetivo é realizar essa operação em 100% da cana soca.

"Acreditamos que o ganho de produtividade com manejo da palha e a escarificação podem atingir até 5 ton/ha. Em relação a longevidade do canavial, um ganho de 1 a 2 cortes se realizado de maneira correta, sempre buscando descompactar onde realmente precisa", finalizou Fabricio.
CPF Inválido
Endereço não encontrado para o CEP